Rogério Vital
+55 84 9985.0823
foto@rogeriovital.com.br

Elivelton Santos, o grande campeão do Circuito Rota do Mar Pro Surf 2015

Antes mesmo da final da categoria Pro, o paraibano Elivelton Santos já pôde comemorar o título de grande campeão do Circuito Rota do Mar Pro Surf 2015. Vencedor da primeira etapa, o surfista natural da Baía da Traição somou pontos ao longo do circuito e levou o prêmio de 3 mil reais em dinheiro para casa. Mas o melhor ainda estava por vir: numa final super disputada, Elivelton cravou um 8,25 com uma manobra kerr up, abrindo vantagem em relação aos outros competidores. Ele continuou focado e tirou um 9,75, melhor nota do dia, com dois aéreos seguidos na mesma onda. Líder absoluto, ele finalizou a bateria levando também o título da etapa na Praia do Amor, na Pipa, neste domingo (29).

Com muita gente na praia, a torcida impulsionava também os atletas locais que estavam na disputa – Rafael Joaquim, Madson Costa e Paulo Henrique. Rafael, que foi campeão na categoria Open, tentou alcançar Elivelton executando manobras aéreas e um floater que lhe garantiu uma boa nota, mas não o suficiente para conquistar a liderança. Madson e Paulo também apresentaram um excelente surf, reconhecido inclusive pelo campeão Elivelton. "Essa bateria foi muito difícil, pois competi com grandes atletas, excelentes surfistas que são experientes. O Rafael mereceu muito o prêmio da Open e merecia ganhar essa também. Graças a Deus consegui um excelente resultado e agradeço à Rota do Mar pela oportunidade. Circuitos como esse incentivam o esporte e valorizam os atletas", destacou.

A etapa na Praia do Amor definiu não somente os vencedores que competiram neste final de semana, como também quais competidores ganharam o circuito, de acordo com a soma de pontos de todas as etapas – a primeira em abril, em Fortaleza-CE, e a segunda em julho, em Maracaípe-PE. Ao todo, foram distribuídos cerca de R$ 30 mil em dinheiro e R$ 36 mil em produtos e pranchas. A cerimônia de premiação contou com a presença do diretor da Rota do Mar, Arnaldo Xavier, do governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria e do secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

Finais

Na final do Infantil, disputa ponto a ponto entre o potiguar Jurgen Marinho e o paraibano Reginaldo Silva. Com mar calmo e ondas curtas, ambos apostaram em manobras aéreas e rasgadas. Reginaldo liderou toda a bateria com vantagem apertada em relação ao Jurgen, que, nos últimos minutos, entrou numa onda e aproveitou todas as suas possibilidades, finalizando a manobra já no inside. A estratégia garantiu a virada e o garoto de apenas 10 anos, morador da Pipa, levou o título e saiu da água carregado pela torcida. "Tô muito feliz, foi muito irado!", disse. Emocionada, a mãe do pequeno agradeceu o apoio da Prefeitura de Tibau do Sul, da Federação de Surf do RN e da Agência Cuca, que patrocinaram a inscrição. "Não tenho palavras para descrever minha alegria. Agradeço a todos que acreditaram no meu filho", comentou Virgínia Marinho. Somando os pontos, Jurgen também levou o título do circuito.

Se não deu pro Reginaldo na Infantil, não teve para ninguém na Iniciante. O paraibano de 12 anos liderou mais uma vez toda a bateria e segurou o título. Ao sair da água, ele foi recebido pelo Elivelton Santos, campeão do circuito, em quem disse se inspirar. "Eu me inspiro muito no Elivelton, quero fazer umas manobras aéreas iguais às deles", contou. O garoto que treina todos os dias em João Pessoa disse ainda que sonha em seguir carreira no surf e se tornar um atleta profissional como o atleta Gabriel Medina. No somatório de todas as etapas, Reginaldo também conquistou o primeiro lugar no circuito.

Na categoria Mirim, o vencedor foi o potiguar Victor Costa, de 16 anos. "Tô muito feliz, vim treinando muito. Essa conquista é resultado de muito treino e muito suor", explicou. Ele, que treina na Praia de Ponta Negra, apostou em manobras como batidas e rasgadas e abriu boa vantagem em relação aos demais competidores durante toda a bateria. Com o anúncio do título, ele saiu da água nos braços da torcida. Apesar da vitória de Victor na etapa, ele ficou em segundo lugar no circuito. O vencedor geral foi o cearense Alexandre Camargo.

Depois da garotada, foi a vez das meninas caírem na água. Com as ondas ficando maiores mas com a maré ainda baixa, a potiguar Alessandra Ramos mostrou mais ousadia e criatividade, conquistando a liderança da bateria desde o início. "Me surpreendi com meu desempenho, pois a maré nessas condições dificulta a realização de manobras. Mas estou feliz, pois mesmo assim eu consegui um excelente resultado", enfatizou. Alessandra tem 22 anos e faz parte do projeto social Filhos da Mãe, uma escolinha de surf para jovens da comunidade de Mãe Luiza, em Natal. O título do circuito ficou para a pernambucana Ramayana Silveira.

Na final da Senior, a disputa foi ponto a ponto entre todos os competidores. A cada manobra, a liderança da bateria era alternada. Mas quem levou a melhor foi o local Tom da Pipa, que conquistou uma boa nota já nos minutos finais com um backside. Ao sair da água, ele reconheceu o grau de dificuldade da competição. "Essa foi uma bateria muito disputada. Tive a honra de correr só com excelentes atletas e graças a Deus, consegui me destacar. Estou muito feliz e muito agradecido à Rota do Mar e à Fesurf-RN pela realização do campeonato que possibilitou minha vitória em casa", explicou. Tom foi vice-campeão do circuito e o título ficou para Isaías Silva (CE).

Na Junior, parabéns em dose dupla para o campeão Israel Junior, de Baía Formosa. Ele levou o título da categoria no dia em que completa 18 anos. Ele, que também correu na Pro, mas ficou fora das semifinais, comemorou o resultado conquistado. "Treinei muito e sei que apresentei um bom surf durante o circuito. Infelizmente não consegui avançar na Pro, mas estou muito feliz de ter levado o prêmio da Junior, ainda mais num dia tão especial para mim", destacou. O título do circuito não foi para Israel, mas ficou para o potiguar Raul Bormann.

Quando os finalistas da Longboard caíram na água, a maré já estava mais cheia e as ondas maiores, possibilitando a apresentação de manobras mais elaboradas. A liderança ficou entre Leo Macedo (RN) e Romualdo Nascimento (PE), que apresentaram uma diferença mínima de pontos durante os 15 minutos. Executando hang fives e cutbacks, o natalense Leo Macedo, que treina na Praia de Ponta Negra, ficou com a primeira colocação ao final da bateria. "É muito bom que a Rota do Mar realize esse circuito e valorize o Longboard, que é uma categoria diferenciada. São poucos os campeonatos para nós, então quero parabenizar todos os idealizadores", lembrou Leo. O pernambucano Romualdo foi quem venceu o circuito.

A disputa final de Open foi uma das mais emocionantes do dia. A torcida na areia deu ainda mais força ao local Rafael Joaquim, que, a cada manobra, arrancava aplausos do público. Os surfistas Emanuel de Souza (PB) e Paulo Henrique (RN) alternavam a segunda colocação a cada onda. O cearense Isaías Silva também mostrou muita garra durante a bateria, mas Rafael confirmou o favoritismo e ampliou a liderança depois de um aéreo muito bem executado. Foi dele, inclusive, a segunda melhor nota do dia, quando cravou um 9.0 em uma manobra aérea nas semifinais. Anunciada a vitória, a torcida correu para a água e carregou o campeão nos braços. "É irado ganhar em casa e dividir essa vitória com toda a nativada. Agradeço à toda torcida pelo apoio, à Rota do Mar pelo campeonato e ao Armando Diniz por todo o incentivo", exclamou o campeão da etapa e também do circuito na categoria.

Após a Open, chegou a vez dos veteranos da Grand Kahuna apresentarem um surf cheio de experiência. Numa bateria que só deu o Rio Grande do Norte, quem levou a melhor foi o Fernando Duarte, vencedor também do circuito, seguido de Edu Elias, Alemão e Betão.

Vencedores da etapa na Praia do Amor, na Pipa-RN

Infantil
Jurgen Marinho (RN)

Iniciante
Reginaldo Silva (PB)

Mirim
Victor Costa (RN)

Junior
Israel Junior (RN)

Feminino
Alessandra Ramos (RN)

Longboard
Leo Macedo (RN)

Senior
Tom da Pipa (RN)

Grand Kahuna
Fernando Duarte (RN)

Open
Rafael Joaquim (RN)

Pro
Elivelton Santos (PB)

Campeões do Circuito Rota do Mar Pro Surf 2015

Infantil
Jurgen Marinho (RN)

Mirim
Alexandre Camargo (CE)

Iniciante
Reginaldo Silva (PB)

Junior
Raul Bormann (RN)

Longboard
Romualdo Nascimento (PE)

Feminino
Ramayana Silveira (PE)

Senior
Isaías Silva (CE)

Grand Kahuna
Fernando Duarte (RN)

Open
Rafael Joaquim (RN)

Pro
Elivelton Santos (PB)


O Indio Voador







1 | 2 | 3
Copyright © 2012 - Rogério Vital - Todos os direitos reservados